Migrando seu ambiente para o Azure na prática – Parte II: Storage e Banco de Dados
Para você que leu o primeiro artigo desta série, agora vamos compreender como utilizar algumas ferramentas de migração na prática.
Migrando storage
Para migrar storages e repositórios de dados de sistemas para contas de armazenamento no Azure, você pode utilizar o Microsoft Storage Explorer, um assistente visual de fácil utilização com recursos de upload e download de arquivos de contas de armazenamento no Azure.
Para utilizar:
– Instale uma conta de armazenamento no Azure.
- Crie um contêiner dentro do espaço de blobs, por exemplo.
- Clique no botão ‘Open in Explorer’, localizado na barra superior da sua conta de armazenamento, para fazer o download do assistente.
Após a instalação, abra o Microsoft Storage Explorer e crie uma nova conexão com sua conta do Azure.
Note que é possível realizar uploads e downloads para o contêiner criado, espaços de Dala Lake, armazenamentos do Cosmos DB e outros tipos de repositórios de arquivos no Azure.
Dica: existem outras ferramentas, serviços e técnicas utilizadas para a migração e movimentação de arquivos no Azure. Uma delas é o azcopy, bastante popular entre os usuários que preferem orquestrações por linha de comando. Saiba mais em:
https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/storage/common/storage-use-azcopy-v10
Assistentes de migração de bancos de dados
Quando a necessidade é realizar migrações de bancos de dados para o Azure mantendo ou convertendo tecnologias, a dica é utilizar os assistentes disponíveis no Azure. O link a seguir exibe uma guia completa para migração de tecnologias de bancos de dados e as ferramentas indicadas para cada caso: https://datamigration.microsoft.com
Utilize o Data Migration Assistant (DMA) para migrações de SQL Server. Esse aplicativo é bastante intuitivo e fácil de configurar. Basta parametrizar a fonte e a instância de destino, e o assistente verifica a compatibilidade, além de realizar a importação de tabelas, procedures, funções e demais configurações.
Outras ferramentas que podem ajudar em migrações de bancos de dados:
– Azure Data Factory.
– Azure Migrate.
– Restore de backup durante a instalação de uma nova instância. Veja:
– DTS no SQL Server Management Studio. Veja:
– Scripts para movimentações em Data Lake e Databricks.
– Entre outras técnicas.
Um link que merece a atenção e exibe serviços compatíveis para diferentes arquiteturas é:
https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/dms/dms-tools-matrix
Gostou? Então não perca o próximo artigo desta série onde vamos falar sobre migração da infra para o Azure.
Bons estudos e até lá!