Dashboards no Azure
Os painéis ‘Dashboards’ no Azure, além de fáceis de configurar, oferecem visões consolidadas e gráficas de recursos do Azure para monitoramento em tempo real. É possível criar painéis com propósitos diferentes. Por exemplo: monitorar bancos de dados, monitorar VMs, criar painéis de segurança, acompanhar a disponibilidade e outros.
Para criar novos dashboards, acesse sua conta no Azure e clique no menu Dashboards.
Clique em ‘Novo painel’. Selecione os itens que deseja incluir no painel e defina um título para o dashboard.
Lembre-se de, após inserir os elementos no painel, será necessário clicar neles para configurar a telemetria.
Uma vez que o painel foi criado, é possível ‘fixar’ novos itens de monitoramento de forma simplificada. Para isto, acesse por exemplo, um webapp no Azure. Ao visualizar os gráficos do aplicativo, clique no item ‘fixar’ para que o gráfico seja incorporado e configurado automaticamente ao painel ativo. Veja:
Evoluindo mais o assunto, é possível personalizar gráficos existentes alterando filtros, melhorando as métricas e criando visões personalizadas. O importante é lembrar que ao final da customização, basta clicar no ‘pin’ para fixar o gráfico no painel do Azure.
Compartilhar um dashboard
Para disponibilizar o painel a outros usuários do AD do Azure, você pode compartilhá-los. Para isto, você precisa publicar o painel como um recurso do Azure.
- Selecione compartilhar do cabeçalho da página. O compartilhamento + controle de acesso formulário é exibido.
- Verifique se o nome do painel correto é mostrado.
- Selecione o nome da assinatura. Os usuários com acesso à assinatura podem usar o painel compartilhado. Acesso aos recursos representados por blocos individuais é determinado pelo controle de acesso baseado em função do Azure.
- Marque a caixa de seleção para publicar esse painel para o grupo de recursos ‘painéis’ para a assinatura selecionada. Ou, desmarque a caixa de seleção e escolha publicar em um grupo de recursos existente em vez disso.
- Selecione Publicar.