Certificado Digital Gratuito Azure Webapp
Fala pessoal, tudo bem com vocês?
Mais uma da série de artigos sobre webapp, começamos implantando um simples webapp com wordpress (LINK) e a nossa estrutura já está ficando mais robusta, veja o mapa de como ficará hoje depois da instalação do certificado:
A ideia é que esse mapa dobre de tamanho conforme vamos ensinando a criar recursos, fique ligado no blog e acompanhe toda a série.
Antes de iniciarmos com o certificado digital, temos que entender sobre DNS! É imprescindível que você veja o artigo Utilize seu DNS no Azure (), onde grande Carlos Finet mostra todos os passos para você implantar esse recurso no Azure.
1 – CONFIGURAR DNS PERSONALIZADO
Feito todos os passos e apontando seu domínio para o Webapp, receberemos a seguinte mensagem:
Isso acontece porque o Azure cria um DNS para todos os seus webapps, no caso do meu webapp a url de acesso ficou azure-experts.azurewebsites.net e a url que quero que fique é 4future.com.br. Para fazer isso precisamos acessar nosso webapp, ir em configurações e clicar em Domínios Personalizados. Feito isso clicamos em adicionar o domínio personalizado e adicionamos a nossa url (lembrando que as entradas de registro precisam estar no nosso servidor DNS):
Agora nosso site já pode ser acessado pelo DNS que configuramos anteriormente, mas ao fazer isso recebemos a mensagem de site não seguro.
2 – CONFIGURAR CERTIFICADO DIGITAL
No Azure você a opção de comprar um certificado digital direto do Webapp, basta ir na configuração de TLS/SSL e clicar no item Comprar Certificado:
Em nosso tutorial de hoje, vamos criar um certificado digital gratuito usando Let’s Encrypt (Lets Encrypt é uma autoridade de certificação que fornece certificados TLS de forma gratuita)
Primeiro passo é criar uma Conta de armazenamento “Storage Account” no Azure (ensinamos como criar uma conta, neste link https://www.azureexperts.com.br/instalar-wordpress-com-cdn-no-azure-parte2/) Necessário criar a conta no mesmo grupo de recurso que está seu Webapp.
Segundo passo é registrar um novo aplicativo, para isso vamos acessar o diretório Azure Active Directory
Após isso aparecerá uma tela para você criar um nome, crie o nome letsencrypt para localizarmos facilmente e depois clique em registrar:
Após registrar o aplicativo, você será redirecionado a tela e lá vamos criar uma chave, para isso vá em “certificados e Segredos” e clique em “novo segredo do cliente”:
No meu caso ficou desta maneira:
Após criado, copie o valor da chave, você só tem uma oportunidade para copiar essa chave, depois de criado não é possível consultar mais, ele ficará ilegível:
Agora vamos dar permissão (IAM) dentro do grupo de recursos para que nosso aplicativo possa acessar o webapp, vamos até o grupo de recursos que se encontra o webapp e vamos clicar em IAM (Controle de Acesso), clicar em adicionar, adicionar atribuição de função, selecionar a função contribuidor e procurar nosso aplicativo recém criado:
Agora vamos até nosso webapp e vamos instalar a extensão letsencrypt, para isso vamos até Webapp e no item Ferramentas de Desenvolvimento vamos selecionar Extensões:
Após isso vamos procurar pela extensão “Azure Let’s Encrypt” e instala-la:
Extensão instalada, vamos agora em nosso webapp e clicar em Ferramentas avançadas:
Na tela do Kudu vamos clicar em “Sites extensions” e selecionar o Azure Let’s Encrypt:
A próxima tela que abrirá, terá que ser preenchida com as informações de sua conta:
Tenant é o ID de diretório do seu Azure Active Directory, você pode encontra-lo em propriedades do Azure AD:
SubscriptioId é o ID da sua assinatura do Azure, você pode obter essa informação em Assinaturas:
ClientId e ClientSecret são informações sobre o aplicativo que registramos com o nome de letsencrypt, podemos pegar a Client ID em “Registro de aplicativo” dentro do diretório do Azure Active directory:
A Client Secret é a chave que criamos anteriormente com o nome de “chave1”.
Os próximos itens são Resource Grupo Name e Service Plan Resource Grupo Name e aqui é o nome do grupo de recursos que está localizado o webapp.
Os últimos itens são DashboardConnectionString e StorageConnectionString Para esses itens precisaremos usar a storage account que criamos no primeiro passo desse item. Primeiro vamos acessar nossa storage account e no item configurações vamos em “Chaves de Acesso” e copiar as duas cadeias de Conexão:
Com essas informações em mãos, vamos preencher os campos, ficará conforme a imagem abaixo:
Na próxima seleciona o hostname que quer gerar o certificado e clique em Request.
Pronto!! Certificado instalado e já pode acessar seu site com a url personalizada e sem erros:
Agora temos nosso webapp com CDN, Azure cache Redis acessando com uma url personalizada e com certificado digital.
Nos vemos nos próximos posts!
Até mais 😉