NSG – Grupo de Segurança no Azure
Se você já instalou uma máquina virtual no Azure solicitando a criação de uma rede virtual durante a instalação, já deve ter notado, o tão comentado NSG.
NSG (Networking Security Group) é um serviço do Azure com objetivo de filtrar o tráfego de entrada e saída nas sub redes em que ele está vinculado. Apenas de ser um recurso simplificado com objetivos específicos, muitos profissionais o comparam a um Firewall mas o que pouca gente sabe, é que você pode instalar quando NSGs forem necessários em sua arquitetura de serviços no Azure, lembrando que a regra básica é: o NSG terá efeito apenas nas redes em que estiver vinculado.
Para instalar o serviço, localize o NSG no Marketplace do Azure:
Após a instalação, abra o NSG:
Associe o NSG a uma sub rede do Azure:
Na sequencia, configure as regras de filtro para entrada e saída:
O campo de prioridade pode ser utilizado para sobreposição de regras em caso de uso de mais serviços controladores de filtro de tráfego.
É importante observar que as regras de segurança em um NSG associado a uma sub-rede podem afetar a conectividade entre as VMs dentro dela. Por exemplo, se uma regra for adicionada a NSG1 que nega todo o tráfego de entrada e de saída, VM1 e VM2 não poderão se comunicar entre si. Outra regra teria que ser adicionada especificamente para permitir isso.
Também é importante compreender que um NSG pode ser associado diretamente ao adaptador de rede de VMs no Azure, ao invés de sub redes controlando diretamente o tráfego de entrada e saída das máquinas virtuais. Veja:
E para finalizar, você pode habilitar o log de transações para monitorar todo o tráfego de rede que passar pelo NSG:
Material muito bem trabalhado.
Parabéns, ótimo artigo. Abordou de forma objetiva.
Abraço!