Ajuste automático de desempenho – SQL do Azure
O ajuste automático é uma propriedade bastante comentada para instancias SQL do Azure. Com uma simples ativação, é possível habilitar o estudo e automação de ajuste de desempenho com base no consumo do banco de dados.
Para habilitar o ajuste automático em um banco de dados individual, navegue para o banco de dados no portal do Azure e selecione Ajuste automático.
As configurações de ajustes automático individuais podem ser definidas separadamente para cada banco de dados. Manualmente, você pode configurar uma opção de ajuste automático individual ou especificar que uma opção herde as configurações do servidor.
T-SQL
Para habilitar o ajuste automático em um único banco de dados por meio de T-SQL, conecte-se ao banco de dados e execute a seguinte consulta:
ALTER DATABASE current SET AUTOMATIC_TUNING = AUTO | INHERIT | CUSTOM
ou o comando a seguir para configurar bancos de dados individuais:
ALTER DATABASE current SET AUTOMATIC_TUNING (FORCE_LAST_GOOD_PLAN = ON, CREATE_INDEX = DEFAULT, DROP_INDEX = OFF)
O ajuste automático aprende horizontalmente com todos os bancos de dados do Azure por meio de inteligência artificial e aprimora de modo dinâmico suas ações de ajustes. Quanto mais longa é a execução do Banco de Dados SQL do Azure com o ajuste automático ligado, melhor se torna seu desempenho.